top of page

Relacionamento e vida íntima: mitos e verdades

Quando o assunto é sexualidade e relacionamentos amorosos todo mundo têm uma opinião. Contudo, nem sempre o que se ouve por aí é verdade. Hoje vou desmistificar três idéias muito comuns sobre as causas e efeitos do sexo nos relacionamentos amorosos:


Mito 1: Problemas sexuais são conseqüência de problemas no relacionamento.

Isto nem sempre é verdade. Muitas vezes o relacionamento pode fluir bem e o casal conseguir trabalhar suas dificuldades em áreas como filhos, família, dinheiro e não conseguir resolver os problemas sexuais. Casais que estão bem podem ter dificuldades com o desejo sexual, o prazer e o desempenho sexual também. Contudo, o contrário é sempre verdade: problemas sexuais geram problemas no relacionamento.

Mito 2: O interesse sexual diminui com o tempo

O desejo sexual pode mudar com o tempo. É possível manter a vontade


e a chama acesa em relacionamentos longos e estáveis. Enquanto houver curiosidade e interesse pelo parceiro e pela parceira, o desejo vai estar presente. O grande problema é que com o tempo os parceiros deixam de investir na expectativa, no preparo e na fantasia.  O maior problema não é o tempo, mas a diminuição do investimento na conquista, apreciação e sexualidade do parceiro (a).



Mito 3: A infidelidade (real ou na fantasia) é sempre sinal de problemas no relacionamento.

Existem inúmeras razões que podem levar as pessoas a trair. Em geral, momentos de crises e mudanças, inseguranças e baixa auto-estima, também podem impulsionar este comportamento. De qualquer forma, a crise é uma oportunidade dos parceiros olharem novamente para si e para a relação, dando chance para reconstruir o interesse mútuo e a intimidade.

Quer saber mais sobre sexualidade e relacionamentos? Acesse o Projeto Amo Como Sou: www.amocomosou.com e baixe gratuitamente meu livro virtual Prazer Na Intimidade – Guia para Mulheres.

Artigo publicado originalmente na Revista Agita Ubatuba Serra & Mar.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page